Desde a sua fundação, muitos percussionistas, dançarinos, atores etc já passaram pelo Koteban e tiveram a oportunidade de tomar contato com essa cultura genuína do Oeste Africano. O trabalho de pesquisa do Ballet Afro Koteban tem como foco a religação com a cultura africana a partir do povo Mandingue, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura.
A cultura Mandingue, que serve de referência para o Koteban, se refere a cinco países: Guiné, Mali, Senegal, Burquina Faso, Costa do Marfim.
Histórico dos ultimos trabalhos:
- Realização do espetáculo Djandjuma-Nossa Essência, projeto de circulação de espetáculo nas 5 regiões do município de São Paulo, patrocinado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, da Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo – Maio a Dezembro de 2011.
- Realização de Workshop para professores em Junho de 2011 no Sesc Campinas.
- Apresentação na Noite dos Tambores em Maio de 2011 na Casa de Cultuta do M' Boi Mirim em parceria com o Sesc Santo Amaro.
- Apresentação Virada Cultural em Abril de 2011 no CEU Campo Limpo.
- Apresentação de Dança, Ritmo e Poesia do Koteban em parceria com Akins Kinte e Elizandra Souza. Trabalho realizado no Ação Educativa em Março de 2011.
- Oficina de Dança Mandingue no CEU Campo Limpo resultado da aprovação no programa de Valorização de Iniciativas Culturais - VAI da secretaria de Cultuta da Prefeitura de São Paulo. Trabalho realizado de Julho a Dezembro de 2010.
- Apresentação na Fundação Museu Ema Gordon klabin em Maio e Setembro de 2010.
- Workshop de Dança Africana na Festa da Cultura Popular de Ribeirão Pires em Setembro de 2010.
- Oficina de Dança Africana ministrada no Fabrica de criatividade/ Cia Sansacroma em março de 2010.
Entre outros....