Histórico do grupo

O Ballet Afro Koteban é um grupo formado por 2 músicos e 2 dançarinas que desenvolvem um trabalho de pesquisa da música, da dança e, portanto, da cultura do povo Mandingue do Oeste da África. Foi fundado em novembro de 2004, após a vinda do Mestre Djembefola (aquele que faz o Djembé falar) Mamady "Kargus" Keita ao Brasil, por um grupo de Ogãs Alabes do Terreiro "Axé Ilê Obá" (patrimônio histórico de São Paulo, tombado pelo Condefhat), que também estudavam percussão popular na ULM (Universidade Livre de Música) e lá tomaram contato pela primeira vez com a música percussiva Africana. Desde então, a vida e a carreira destes músicos passa a seguir uma nova trajetória, marcada por sua relação com a cultura Mandingue/Malinké. O nome do Grupo Koteban significa, no idioma Malinké: O bom trabalho, projeto ou objetivo verdadeiro "jamais se acabará"; e foi dado por Billy Konaté, grande percussionista Guineano e filho do Mestre Famoudou Konaté, com quem o grupo mantém um contato e intercâmbio de idéias e informações.
Desde a sua fundação, muitos percussionistas, dançarinos, atores etc já passaram pelo Koteban e tiveram a oportunidade de tomar contato com essa cultura genuína do Oeste Africano. O trabalho de pesquisa do Ballet Afro Koteban tem como foco a religação com a cultura africana a partir do povo Mandingue, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura.
A cultura Mandingue, que serve de referência para o Koteban, se refere a cinco países: Guiné, Mali, Senegal, Burquina Faso, Costa do Marfim. 


Histórico dos ultimos trabalhos:

  • Realização do espetáculo Djandjuma-Nossa Essência, projeto de circulação de espetáculo nas 5 regiões do município de São Paulo, patrocinado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, da Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo – Maio a Dezembro de 2011.
  • Realização de Workshop para professores em Junho de 2011 no Sesc Campinas. 
  • Apresentação na Noite dos Tambores em Maio de 2011 na Casa de Cultuta do M' Boi Mirim em parceria com o Sesc Santo Amaro.
  • Apresentação Virada Cultural em Abril de 2011 no CEU Campo Limpo.
  • Apresentação de Dança, Ritmo e Poesia do Koteban em parceria com Akins Kinte e Elizandra Souza. Trabalho realizado no Ação Educativa em Março de 2011.
  • Oficina de Dança Mandingue no CEU Campo Limpo resultado da aprovação no programa de Valorização de Iniciativas Culturais - VAI da secretaria de Cultuta da Prefeitura de São Paulo. Trabalho realizado de Julho a Dezembro de 2010.
  • Apresentação na Fundação Museu Ema Gordon klabin em Maio e Setembro de 2010.

  • Workshop de Dança Africana na Festa da Cultura Popular de Ribeirão Pires em Setembro de 2010.

  • Oficina de Dança Africana ministrada no Fabrica de criatividade/ Cia Sansacroma em março de 2010.        

            Entre outros....